"E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador para que fique convosco para sempre, O Espírito de Verdade". - ( São João. 14: 16 e 17 ) -
Amados irmãos, bom dia!
Continuando nosso estudo sobre o codificador da Doutrina Espírita, vamos hoje observar como era dedicado ao exercício de suas responsabilidades.
Que seus bons exemplos nos inspirem em nossa caminhada.
O professor Rivail
"As obras didáticas Sem dúvida,
chegando à capital da França, Denizard Rivail logo se pôs a exercer o
magistério, aproveitando as horas vagas para traduzir obras inglesas e alemãs,
e para preparar o seu primeiro livro didático. Assim é que em dezembro de 1823,
lançou o Curso Prático e Teórico de Aritmética, segundo o método de Pestalozzi,
com modificações. O Cours d´Arithmétique (Curso de Aritmética) constituiu a
primeira obra de cunho pedagógico e a primeira entre todas as demais dadas a
público por Rivail. O futuro Codificador do Espiritismo, com apenas dezoito
anos de idade [...], empregara esforços e talento na preparação do utilíssimo
livro, assentando-o em bases pestalozzianas, mas com muitas ideias originais e
práticas do próprio autor. A obra em questão era recomendada aos institutores e
às mães de família que desejassem dar aos seus filhos as primeiras noções de
Aritmética, e primava pela simplicidade e clareza, qualidades estas que são,
aliás, o principal mérito de todas as publicações de Rivail-Kardec. O método
por ele empregado desenvolve gradualmente as faculdades intelectuais do aluno.
Este não se limita a reter as fórmulas pela memória: penetra-lhes a essência,
por assim dizer.
Além dessa obra, Rivail publicou numerosos
livros didáticos, bem como planos e projetos dirigidos à reforma do ensino
francês, numa verdadeira fertilidade pedagógica, no dizer de Wantuil e Thiesen.
Destacaremos, dentre outras, as
seguintes obras: Curso Completo Teórico e Prático de Aritmética (1845); Plano
Proposto para a Melhoria da Educação Pública (1828); Gramática Francesa
Clássica (1831); Qual o Sistema de Estudos Mais em Harmonia com as Necessidades
da Época? (1831); Memória sobre a Instrução Pública (1831); Manual dos Exames
para os Títulos de Capacidade (1846); Soluções dos Exercícios e Problemas do
Tratado Completo de Aritmética (1847); Projeto de Reforma no tocante aos Exames
e aos Educandários para meninas (1847); Catecismo Gramatical da Língua Francesa
(1848); Ditados Normais dos Exames (1849); Ditados da Primeira e da Segunda
Idade (1850); Gramática Normal dos Exames (com Lévi-Alvarès – 1849); Curso de
Cálculo Mental (1845, ou antes); Programa dos Cursos Usuais de Física, Química,
Astronomia e Fisiologia (1849, provavelmente).
O ensino intuitivo
Como não podia deixar de ser,
Rivail utilizou-se do ensino intuitivo, processo didático preconizado por
Pestalozzi e, segundo o qual, se transmite ao educando a realização, a
atualização da ideia, recorrendo-se aos exercícios de intuição sensível
(educação dos sentidos), com passagem natural a atividades mentais que preludiam
a intuição intelectual. A ideia existe originariamente na criança, e a intuição
sensível é somente a sua realização concreta, único meio de a ideia se tornar
compreensível, porque se encontra como força modeladora que vive e atua na
criança. O ensino intuitivo se funda na substituição do verbalismo e do ensino
livresco pela observação, pelas experiências, pelas representações gráficas,
etc., operando sobre todas as faculdades da criança. A base da instrução
elementar de Pestalozzi – afirmou Jullien de Paris – é a INTUIÇÃO, que ele
considera como o fundamento geral de nossos conhecimentos e o meio mais
adequado para desenvolver as forças do espírito humano, da maneira mais
natural.
O exercício das funções diretivas e educativas
Tendo fundado em 1826, em Paris,
a Instituição Rivail 20, o jovem professor aí exerceu funções diretivas e
educativas, desenvolvendo notável trabalho de aprimoramento da inteligência de
centenas de educandos, aos quais ele carinhosamente chamava meus amigos. Deve-se
ressaltar que tanto na Instituição, como em muitos outros de seus
empreendimentos, Rivail pôde contar com o apoio e a dedicação da Profª
Amélie-Gabrielle Boudet, com quem se casara em 1832.
Foi no decorrer de sua carreira
de instrutor-filantropo que Rivail exercitou a paciência, a abnegação, o
trabalho, a observação, a força de vontade e o amor às boas causas, a fim de
melhor poder desempenhar a gloriosa missão que lhe estava reservada.
Assim, antes mesmo que o
Espiritismo lhe popularizasse e imortalizasse o pseudônimo Allan Kardec, já
havia Rivail firmado bem alto, no conceito do povo francês e no respeito de
autoridades e professores, a sua reputação de distinguido mestre da Pedagogia
moderna, com o seu nome inscrito em importantes obras bibliográficas". -( FEB )-
Qua a graça e a paz sejam conosco!
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