terça-feira, 2 de junho de 2015

O professor Rivail


"E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador para que fique convosco para sempre, O Espírito de Verdade". - ( São João. 14: 16 e 17 ) -



Amados irmãos, bom dia!
Continuando nosso estudo sobre o codificador da Doutrina Espírita, vamos hoje observar como era dedicado ao exercício de suas responsabilidades.
Que seus bons exemplos nos inspirem em nossa caminhada.










O professor Rivail


"As obras didáticas Sem dúvida, chegando à capital da França, Denizard Rivail logo se pôs a exercer o magistério, aproveitando as horas vagas para traduzir obras inglesas e alemãs, e para preparar o seu primeiro livro didático. Assim é que em dezembro de 1823, lançou o Curso Prático e Teórico de Aritmética, segundo o método de Pestalozzi, com modificações. O Cours d´Arithmétique (Curso de Aritmética) constituiu a primeira obra de cunho pedagógico e a primeira entre todas as demais dadas a público por Rivail. O futuro Codificador do Espiritismo, com apenas dezoito anos de idade [...], empregara esforços e talento na preparação do utilíssimo livro, assentando-o em bases pestalozzianas, mas com muitas ideias originais e práticas do próprio autor. A obra em questão era recomendada aos institutores e às mães de família que desejassem dar aos seus filhos as primeiras noções de Aritmética, e primava pela simplicidade e clareza, qualidades estas que são, aliás, o principal mérito de todas as publicações de Rivail-Kardec. O método por ele empregado desenvolve gradualmente as faculdades intelectuais do aluno. Este não se limita a reter as fórmulas pela memória: penetra-lhes a essência, por assim dizer.

 Além dessa obra, Rivail publicou numerosos livros didáticos, bem como planos e projetos dirigidos à reforma do ensino francês, numa verdadeira fertilidade pedagógica, no dizer de Wantuil e Thiesen.
Destacaremos, dentre outras, as seguintes obras: Curso Completo Teórico e Prático de Aritmética (1845); Plano Proposto para a Melhoria da Educação Pública (1828); Gramática Francesa Clássica (1831); Qual o Sistema de Estudos Mais em Harmonia com as Necessidades da Época? (1831); Memória sobre a Instrução Pública (1831); Manual dos Exames para os Títulos de Capacidade (1846); Soluções dos Exercícios e Problemas do Tratado Completo de Aritmética (1847); Projeto de Reforma no tocante aos Exames e aos Educandários para meninas (1847); Catecismo Gramatical da Língua Francesa (1848); Ditados Normais dos Exames (1849); Ditados da Primeira e da Segunda Idade (1850); Gramática Normal dos Exames (com Lévi-Alvarès – 1849); Curso de Cálculo Mental (1845, ou antes); Programa dos Cursos Usuais de Física, Química, Astronomia e Fisiologia (1849, provavelmente).


O ensino intuitivo

Como não podia deixar de ser, Rivail utilizou-se do ensino intuitivo, processo didático preconizado por Pestalozzi e, segundo o qual, se transmite ao educando a realização, a atualização da ideia, recorrendo-se aos exercícios de intuição sensível (educação dos sentidos), com passagem natural a atividades mentais que preludiam a intuição intelectual. A ideia existe originariamente na criança, e a intuição sensível é somente a sua realização concreta, único meio de a ideia se tornar compreensível, porque se encontra como força modeladora que vive e atua na criança. O ensino intuitivo se funda na substituição do verbalismo e do ensino livresco pela observação, pelas experiências, pelas representações gráficas, etc., operando sobre todas as faculdades da criança. A base da instrução elementar de Pestalozzi – afirmou Jullien de Paris – é a INTUIÇÃO, que ele considera como o fundamento geral de nossos conhecimentos e o meio mais adequado para desenvolver as forças do espírito humano, da maneira mais natural.


O exercício das funções diretivas e educativas

Tendo fundado em 1826, em Paris, a Instituição Rivail 20, o jovem professor aí exerceu funções diretivas e educativas, desenvolvendo notável trabalho de aprimoramento da inteligência de centenas de educandos, aos quais ele carinhosamente chamava meus amigos. Deve-se ressaltar que tanto na Instituição, como em muitos outros de seus empreendimentos, Rivail pôde contar com o apoio e a dedicação da Profª Amélie-Gabrielle Boudet, com quem se casara em 1832.
Foi no decorrer de sua carreira de instrutor-filantropo que Rivail exercitou a paciência, a abnegação, o trabalho, a observação, a força de vontade e o amor às boas causas, a fim de melhor poder desempenhar a gloriosa missão que lhe estava reservada.
Assim, antes mesmo que o Espiritismo lhe popularizasse e imortalizasse o pseudônimo Allan Kardec, já havia Rivail firmado bem alto, no conceito do povo francês e no respeito de autoridades e professores, a sua reputação de distinguido mestre da Pedagogia moderna, com o seu nome inscrito em importantes obras bibliográficas". -( FEB )-








Qua a graça e a paz sejam conosco!

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