quarta-feira, 24 de junho de 2015

Origem e natureza do Espírito



"Que é Deus?

É a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas". L.E, p. 1.
 
 
 
 
Amados irmãos, bom dia!
Hoje vamos iniciar o estudo sobre a origem e a natureza do Espírito. Poderemos assim, admirar essa fabulosa obra do Criador e observar quão criterioso e dedicado Ele sempre foi e, mais uma vez, meditar sobre como devemos ser seguindo o seu exemplo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Origem do Espírito
 

 
“Ensina a Doutrina Espírita que o espírito (escrito em letra minúscula) é o [...] princípio inteligente do Universo, sendo a inteligência seu atributo essencial.

Esse princípio inteligente, que tem sua origem no [...] elemento inteligente universal, passa por um processo de elaboração e individualização até transformar-se no ser denominado Espírito. Assim, a palavra Espírito, tanto é empregada para designar o princípio inteligente do Universo, quanto para designar esse mesmo princípio após a sua individualização. O Espírito (princípio inteligente individualizado) é criado por Deus. Não é, porém, uma emanação ou uma porção da Divindade. É sua obra, [...] exatamente qual a máquina o é do homem que a fabrica. A máquina é obra do homem, não é o próprio homem. Deus cria o Espírito pela sua vontade, como o faz em relação a tudo no Universo. Como Deus jamais deixou de criar, a criação dos Espíritos é permanente. O Espírito é a individualização do princípio inteligente assim como o corpo é a individualização do princípio material. Essa individualização do princípio inteligente se efetua numa série de existências que precedem o período da Humanidade, existências essas onde o princípio inteligente passa a primeira fase do seu desenvolvimento, ensaiando-se para a vida. Esse seria para o Espírito, por assim dizer, o seu período de incubação. É, de certo modo, um trabalho preparatório, como o da germinação, por efeito do qual o princípio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito. Entra então no período da humanização, começando a ter consciência do seu futuro, capacidade de distinguir o bem do mal e a responsabilidade dos seus atos”. ( FEB )
 

 
Natureza do Espírito
 
 
“Existem poucas informações a respeito da natureza do Espírito. Dizem os Espíritos Superiores que o Espírito – na sua condição de princípio inteligente individualizado –, é incorpóreo, constituído de matéria quintessenciada, ainda sem analogia para nós. A sua forma é também, para nós, indefinida. Podemos compreendê-lo como uma chama, um clarão, ou a uma centelha, tendo uma coloração que vai do escuro e opaco a uma cor brilhante, qual a do rubi, de acordo com a sua menor ou maior pureza.
Em virtude da sua natureza, o Espírito pode transportar-se com a rapidez do pensamento, sem que a matéria mais densa lhe ofereça qualquer obstáculo. O seu poder de irradiação se amplia, à medida que evolui, podendo, assim, projetar-se para diversos pontos ao mesmo tempo, sem se dividir, consistindo, nisso, o chamado dom de ubiquidade dos Espíritos”. (FEB )



 
 

Que a graça e a paz sejam conosco! 
 
 
 

 

Um comentário: