"Que é Deus?
É a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas". L.E, p. 1.
Amados irmãos, bom dia!
Hoje vamos estudar a ligação entre os dois universos que compõem os seres humanos, a nossa "parte" eterna e que na realidade é o nosso eu real.
O períspirito
“Allan Kardec
indaga aos Espíritos Superiores: O Espírito, propriamente dito, nenhuma
cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância
qualquer? A que os Espíritos respondem: Envolve-o uma substância, vaporosa para
os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto,
para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.
Comentando essa
resposta, Kardec cria a palavra perispírito (do grego peri, em torno, e do
latim spiritus, alma, espírito) para designar esse envoltório do Espírito, por
comparação com o perisperma, que envolve o gérmen do fruto.
Hão dito [afirma
Kardec] que o Espírito é uma chama, uma centelha. Isto se deve entender com relação
ao Espírito propriamente dito, como princípio intelectual e moral, a que se não
poderia atribuir forma determinada. Mas, qualquer que seja o grau em que se
encontre, o Espírito está sempre revestido de um envoltório, ou perispírito,
cuja natureza se eteriza, à medida que ele se depura e se eleva na hierarquia
espiritual. De sorte que, para nós, a ideia de forma é inseparável da de
Espírito e não concebemos uma sem a outra. O perispírito faz, portanto, parte
integrante do Espírito, como o corpo o faz do homem. Porém, o perispírito, por
si só, não é o Espírito, do mesmo modo que só o corpo não constitui o homem,
porquanto o perispírito não pensa. Ele é para o Espírito o que o corpo é para o
homem: o agente ou instrumento de sua ação.
Quando encarnado
o Espírito, o perispírito é o laço que o prende ao corpo físico. Esse laço
[...] é uma espécie de envoltório semi material. A morte é a destruição do
invólucro mais grosseiro. O Espírito conserva o segundo, que lhe constitui um
corpo etéreo, invisível para nós no estado normal [...].
O homem é,
portanto, formado de três partes essenciais:
1º – o corpo ou
ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;
2º – a alma,
Espírito encarnado que tem no corpo a sua habitação;
3º – o
princípio intermediário, ou perispírito, substância semi material que serve de primeiro
envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo. Tais, num fruto, o gérmen, o
perisperma e a casca.
A respeito do
uso dos termos alma e Espírito, Kardec assinala: [...] Seria mais exato
reservar a palavra alma para designar o princípio inteligente, e o termo Espírito
para o ser semi material formado desse princípio e do corpo fluídico; mas, como
não se pode conceber o princípio inteligente isolado da matéria, nem o
perispírito sem ser animado pelo princípio inteligente, as palavras alma e
Espírito são, no uso, indiferentemente empregadas uma pela outra [...]; filosoficamente,
porém, é essencial fazer-se a diferença.
É oportuno
ressaltar que o perispírito tem tido outras denominações, das quais destacamos:
corpo espiritual ou psicossoma (Espírito André Luiz); corpo fluídico (Leibniz);
mediador plástico (Cudworth); e modelo organizador biológico”. (Ernani G.
Andrade). –( FEB )-
Nenhum comentário:
Postar um comentário