sexta-feira, 20 de maio de 2016

O Janaísmo


"Mas ide dizer a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galileia." -( Marcos, 16: 7 )-




Amados irmãos, bom dia!
Devemos observar que, a todo instante, em qualquer circunstância, nosso Mestre Jesus já passou adiante de nós e nos preparou o caminho. Somos colaboradores dele, mas, quase nada temos a fazer, pois, ele sempre está a nos preparar os caminhos. Sejamos gratos também por isso e procuremos fazer da melhor forma, o pouco que ele nos pede.








“Posteriormente à reforma bramânica, surgiram dois movimentos religiosos, por volta do século VI a.C., opostos ao Bramanismo: o Janaísmo — mantido circunscrito à Índia e que persiste nos dias atuais — e o Budismo, que se difundiu pela Ásia. Essas duas manifestações religiosas são semelhantes: repudiam o ritual indicado pelo Bramanismo, são indiferentes às tradições védicas e às suas divindades. São também contrárias ao regime das castas. Seus fundadores apresentam-se como homens comuns, não aceitando como a reencarnação de qualquer divindade.

O Janaísmo tem como fundador Mahâvîra Jina (Mahâvîra = “o grande herói”; Jina =“o vitorioso”). Mahâvîra Jina era descendente da família dos Kshatryas (de guerreiros e de príncipes) e teve uma vida de asceta, não usando nem mesmo roupa. Difundiu a sua doutrina no meio da nobreza a que pertencia. O Janaísmo admite a ideia da transmigração das almas, tendo como primeira proposta moral: não fazer o mal a qualquer ser vivo. O religioso hindu, independentemente da seita a que pertença, tem um altar doméstico onde cultua os deuses de sua devoção e procura seguir o caminho sagrado indicado pelo Bhagavad Gita: cumprimento dos deveres para com a família, os membros da sua casta e da comunidade associados às virtudes da compreensão e da adoração. É importante assinalar que a tradição hinduísta representa a base da formação religiosa e social da humanidade terrestre. Dos Espíritos degredados no ambiente da Terra, os que se gruparam nas margens do Ganges foram os primeiros a formar os pródomos de uma sociedade organizada, cujos núcleos representariam a grande percentagem de ascendentes das coletividades do porvir. As organizações hindus são de origem anterior à própria civilização egípcia e antecederam de muito os agrupamentos israelitas [...].” -( FEB - EADE )-




Estudo do Livro dos Espíritos







108. Quinta classe. ESPÍRITOS BENÉVOLOS.  

A bondade é neles a qualidade dominante. Apraz-lhes prestar serviço aos homens e protegê-los. Limitados, porém, são os seus conhecimentos. Hão progredido mais no sentido moral do que no sentido intelectual.




Que a graça e a paz sejam conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário