"Mas ide dizer a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galileia." -( Marcos, 16: 7 )-
Amados irmãos, bom dia!
Devemos observar que, a todo instante, em qualquer circunstância, nosso Mestre Jesus já passou adiante de nós e nos preparou o caminho. Somos colaboradores dele, mas, quase nada temos a fazer, pois, ele sempre está a nos preparar os caminhos. Sejamos gratos também por isso e procuremos fazer da melhor forma, o pouco que ele nos pede.
“Posteriormente à reforma
bramânica, surgiram dois movimentos religiosos, por volta do século VI a.C.,
opostos ao Bramanismo: o Janaísmo — mantido circunscrito à Índia e que persiste
nos dias atuais — e o Budismo, que se difundiu pela Ásia. Essas duas
manifestações religiosas são semelhantes: repudiam o ritual indicado pelo
Bramanismo, são indiferentes às tradições védicas e às suas divindades. São
também contrárias ao regime das castas. Seus fundadores apresentam-se como
homens comuns, não aceitando como a reencarnação de qualquer divindade.
O Janaísmo tem como fundador
Mahâvîra Jina (Mahâvîra = “o grande herói”; Jina =“o vitorioso”). Mahâvîra Jina
era descendente da família dos Kshatryas (de guerreiros e de príncipes) e teve
uma vida de asceta, não usando nem mesmo roupa. Difundiu a sua doutrina no meio
da nobreza a que pertencia. O Janaísmo admite a ideia da transmigração das
almas, tendo como primeira proposta moral: não fazer o mal a qualquer ser vivo.
O religioso hindu, independentemente da seita a que pertença, tem um altar
doméstico onde cultua os deuses de sua devoção e procura seguir o caminho
sagrado indicado pelo Bhagavad Gita: cumprimento dos deveres para com a
família, os membros da sua casta e da comunidade associados às virtudes da
compreensão e da adoração. É importante assinalar que a tradição hinduísta
representa a base da formação religiosa e social da humanidade terrestre. Dos
Espíritos degredados no ambiente da Terra, os que se gruparam nas margens do
Ganges foram os primeiros a formar os pródomos de uma sociedade organizada,
cujos núcleos representariam a grande percentagem de ascendentes das
coletividades do porvir. As organizações hindus são de origem anterior à
própria civilização egípcia e antecederam de muito os agrupamentos israelitas
[...].” -( FEB - EADE )-
Estudo do Livro dos Espíritos
108. Quinta classe. ESPÍRITOS BENÉVOLOS.
A bondade é
neles a qualidade dominante. Apraz-lhes prestar serviço aos
homens e protegê-los. Limitados, porém, são os seus
conhecimentos. Hão progredido mais no sentido moral do
que no sentido intelectual.
Que a graça e a paz sejam conosco!
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