"Pai, salva-me desta hora, mas para isto vim a esta hora." - Jesus - ( João, 12: 27 )
Amados irmãos, bom dia!
Quando pois te encontrares em luta imensa, recorda que o Senhor te conduziu a semelhante posição de sacrifício, considerando a probabilidade de tua exaltação, e não te esqueças de que toda crise é fonte sublime de espírito renovador para os que sabem ter esperança. ( Chico Xavier / Emmanuel - Vinha de Luz )
Diretrizes
"As diretrizes do trabalho de
unificação do Movimento Espírita encontram-se claramente definidas nos escritos
de Allan Kardec desde os primórdios do Espiritismo. Assim, diz o Codificador: O
Espiritismo, que apenas acaba de nascer, ainda é diversamente apreciado e muito
pouco compreendido em sua essência, por grande número de adeptos, de modo a
oferecer um laço forte que prenda entre si os membros do que se possa chamar
uma Associação ou Sociedade. Impossível é que semelhante laço exista, a não ser
entre os que lhe percebem o objetivo moral, o compreendem e o aplicam a si
mesmos. Entre os que nele veem fatos mais ou menos curiosos, nenhum laço sério
pode existir. Colocando os fatos acima dos princípios, uma simples divergência,
quanto à maneira de os considerar, basta para dividi-los. O mesmo já não se dá
com os primeiros, porquanto, acerca da questão moral, não pode haver duas
maneiras de encará-la. Tanto assim que, onde quer que eles se encontrem,
confiança mútua os atrai uns para os outros e a recíproca benevolência, que
entre todos reina, exclui o constrangimento e o vexame que nascem da
suscetibilidade, do orgulho que se irrita à menor contradição, do egoísmo que
tudo reclama para a pessoa em quem domina.
Uma Sociedade, onde aqueles
sentimentos se achassem partilhados por todos, onde os seus componentes se
reunissem com o propósito de se instruírem pelos ensinos dos Espíritos e não na
expectativa de presenciarem coisas mais ou menos interessantes, ou para fazer
cada um que a sua opinião prevaleça, seria não só viável, mas também
indissolúvel. A dificuldade, ainda grande, de reunir crescido número de elementos
homogêneos deste ponto de vista, nos leva a dizer que, no interesse dos estudos
e por bem da causa mesma, as reuniões espíritas devem tender antes à
multiplicação de pequenos grupos, do que à constituição de grandes
aglomerações. Esses grupos, correspondendo-se entre si, visitando-se,
permutando observações, podem, desde já, formar o núcleo da grande família
espírita, que um dia consorciará todas as opiniões e unirá os homens por um
único sentimento: o da fraternidade, trazendo o cunho da caridade cristã.
Ao tratar da Constituição do
Espiritismo, inserta em Obras Póstumas, assinala ainda Kardec: O Espiritismo
sustenta princípios que, por se fundarem nas leis da Natureza e não em
abstrações metafísicas, tendem a tornar-se, e um dia certamente o serão, os da
universalidade dos homens; todos os aceitarão, porque encontrarão neles
verdades palpáveis e demonstradas, como aceitaram a teoria do movimento da
Terra; mas, pretender-se que o Espiritismo chegue a estar, por toda parte,
organizado da mesma forma; que os espíritas do mundo inteiro se sujeitarão a um
regime uniforme, a uma mesma forma de proceder; que terão de esperar lhes venha
de um ponto fixo a luz, ponto em que deverão fixar os olhos, fora utopia tão
absurda como a de pretender-se que todos os povos da Terra formem um dia uma
única nação, governada por um só chefe, regida pelo mesmo código de leis e
submetida aos mesmos usos. Há, é certo, leis gerais que podem ser comuns a
todos os povos, mas que sempre, quanto às minúcias da aplicação e da forma,
serão apropriadas aos costumes, aos caracteres, aos climas de cada um. Outro
tanto se dará com o Espiritismo organizado. Os espíritas do mundo todo terão
princípios comuns, que os ligarão à grande família pelo sagrado laço da
fraternidade, mas cujas aplicações variarão segundo as regiões, sem que, por
isso, a unidade fundamental se rompa; sem que se formem seitas dissidentes a
atirar pedras e lançar anátemas umas às outras, o que seria absolutamente
antiespírita. Poderão, pois, formar-se, e inevitavelmente se formarão, centros
gerais em diferentes países, ligados apenas pela comunidade da crença e pela
solidariedade moral, sem subordinação de uns aos outros, sem que o da França,
por exemplo, nutra a pretensão de impor-se aos espíritas americanos e vice-versa.
É perfeitamente justa a comparação, de que acima nos valemos, com os
observatórios. Há-os em diferentes pontos do globo; todos, seja qual for a
nação a que pertençam, se fundam em princípios gerais firmados pela Astronomia,
o que, entretanto, não os torna tributários uns dos outros. Cada um regula como
entende os respectivos trabalhos. Permutam suas observações e cada um se
utiliza da Ciência e das descobertas dos outros. Assim acontecerá com os
centros gerais do Espiritismo; serão os observatórios do mundo invisível, que
permutarão entre si o que obtiverem de bom e de aplicável aos costumes dos
países onde funcionarem, uma vez que o objetivo que eles colimam é o bem da
Humanidade e não a satisfação de ambições pessoais.
O Espiritismo é uma questão de
fundo; prender-se à forma seria puerilidade indigna da grandeza do assunto. Daí
vem que os centros que se acharem penetrados do verdadeiro espírito do
Espiritismo deverão estender as mãos uns aos outros, fraternalmente, e unir-se
para combater os inimigos comuns: a incredulidade e o fanatismo.
Essas orientações de Allan
Kardec vêm inspirando, ao longo do tempo, os espíritas do mundo inteiro,
fazendo com que o trabalho federativo e de unificação se torne cada vez mais
fortalecido. Encontram-se presentes nas seguintes diretrizes, que norteiam o
Movimento Espírita no Brasil e no exterior: O trabalho federativo e de
unificação do Movimento Espírita, bem como o de união dos espíritas e das
Instituições Espíritas, baseia-se nos princípios de fraternidade, solidariedade,
liberdade e responsabilidade que a Doutrina Espírita preconiza. Caracteriza-se
por oferecer sem exigir compensações, ajudar sem criar condicionamentos, expor
sem impor resultados e unir sem tolher iniciativas, preservando os valores e as
características individuais tanto dos homens como das instituições. A
integração e a participação das Instituições Espíritas nas atividades
federativas e de unificação do Movimento Espírita, sempre voluntárias e
conscientes, são realizadas em nível de igualdade, sem subordinação,
respeitando e preservando a independência, a autonomia e a liberdade de ação de
que desfrutam. Todo e qualquer programa ou material de apoio colocado à
disposição das Instituições Espíritas não terão aplicação obrigatória, ficando
a critério das mesmas adotá-los ou não, parcial ou totalmente, ou adaptá-los às
suas próprias necessidades ou conveniências. Em todas as atividades federativas
e de unificação do Movimento Espírita deve ser sempre estimulado o estudo
metódico, constante e aprofundado das obras de Allan Kardec, que constituem a
Codificação Espírita. Todas essas atividades [...] têm por objetivo maior
colocar, com simplicidade e clareza, a mensagem consoladora e orientadora da
Doutrina Espírita ao alcance e a serviço de todos, especialmente dos mais
simples, por meio do estudo, da oração e do trabalho.
Finalmente, em [...] todas as
atividades federativas e de unificação do Movimento Espírita deve ser sempre
preservado, aos que delas participam, o natural direito de pensar, de criar e
de agir que a Doutrina Espírita preconiza, assentando-se, todavia, todo e
qualquer trabalho, nas obras da Codificação Kardequiana. Todas essas diretrizes
tornam patente o fato de que, conforme assinala o Espírito Bezerra de Menezes,
o [...] serviço da unificação em nossas fileiras é urgente mas não apressado.
[...] É urgente porque define o objetivo a que devemos todos visar; mas não
apressado, porquanto não nos compete violentar consciência alguma.” -( FEB - ESDE - Tomo único )-
Estudo do Livro dos Espíritos
97. As ordens ou graus de perfeição dos Espíritos são em
número determinado?
“São ilimitadas em número, porque entre elas não há
linhas de demarcação traçadas como barreiras, de sorte
que as divisões podem ser multiplicadas ou restringidas
livremente. Todavia, considerando-se os caracteres gerais
dos Espíritos, elas podem reduzir-se a três principais.
“Na primeira, colocar-se-ão os que atingiram a perfeição máxima: os puros Espíritos. Formam a segunda os que
chegaram ao meio da escala: o desejo do bem é o que neles
predomina. Pertencerão à terceira os que ainda se acham
na parte inferior da escala: os Espíritos imperfeitos. A ignorância,
o desejo do mal e todas as paixões más que lhes
retardam o progresso, eis o que os caracteriza.”
Que a graça e a paz sejam conosco!
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