domingo, 29 de maio de 2016

Os livros sagrados do Judaísmo


"Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade." -( II Timóteo, 2: 16 )-




Amados irmãos, bom dia!
Muitas vezes o silêncio nos é mais importante que o desperdício de palavras. A palavra digna infunde consolação e vida. Observemos com atenção o poder delas e busquemos nos orientar pelas palavras do nosso Mestre Jesus, a fim de que sejamos bençãos na vida dos irmãos.










“Os ensinamentos religiosos do Judaísmo estão consolidados nas obras que se seguem, consideradas sagradas.

Torah – A palavra Torah significa a correta direção e, por extensão, “ensinamento”, “doutrina” ou “lei”. A base da Torah é o pentateuco moisaico, existente no Velho Testamento, e que representa a Lei escrita de Deus, cujo núcleo central é o Decálogo.

O primeiro livro é Gênesis (Bereshit), que trata da origem do mundo e do homem;

o segundo é Êxodo (Shemot), que narra a fuga dos judeus do cativeiro do Egito;

o terceiro é Levítico (Vayikra), que trata das práticas sacerdotais;

o quarto é Números (Bamidbar), que traz o recenseamento do povo judeu;

o quinto livro é Deuteronômio (Devarim), com discursos de Moisés e o código de leis familiares, civis e militares.

Existe também a Torah oral (Lei oral ou Mishnah), que explica o Pentateuco moisaico. A Torah é um rolo de pele de animal Kosher (diz-se de animais ruminantes que possuem pata fendida, tais como: boi, cervo e ovelha/ carneiro), contendo os cinco primeiros livros bíblicos. As cópias da Torah, existentes em todas as sinagogas do mundo, têm exatamente o mesmo texto.
Os Profetas (Neviim): Trata-se da mais antiga história escrita de que há registro no mundo. Esses livros surgiram muito antes de haver algo como a história comparada ou a análise de fontes. No entanto, o objetivo dos livros históricos do Antigo Testamento não era propriamente registrar a história, e sim dar a ela uma interpretação religiosa.
Dois dos livros históricos receberam nomes de mulher. Os livros de Rute e de Ester são histórias curtas e belas, com mulheres no papel principal.
Os livros proféticos são Isaías, Jeremias, Ezequiel e os Doze Profetas Menores, assim chamados por causa da brevidade de suas obras: Oséas, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Segundo seu próprio testemunho, os profetas foram chamados para proclamar a vontade de Deus. Muitas vezes eles usam a fórmula: “Diz o Senhor”.

Escritos poéticos – Entre estes, há os 150 Salmos, que representam os escritos de maior significado histórico e religioso do Velho Testamento. Surgiram, possivelmente, em 587 a.C., antes da destruição de Jerusalém. Foram elaborados para os serviços do templo e para a comemoração das festas judaicas. Cerca de metade dos salmos é de Davi, significando isto que muitos foram escritos por este ou para este rei.
Outro escrito poético, reconhecidamente de notável beleza, é o Livro de Jó, que aborda o significado do sofrimento e a justiça de Deus.
Talmud/Talmute ou “estudo”, é a principal obra do Judaísmo rabínico, porque, segundo a tradição, Moisés não recebeu apenas a Lei escrita de Deus (Torah), mas também a Lei falada, que deveria ser transmitida oralmente para complementar o entendimento do que está escrito.
Essa é a forma que os rabinos orientam os seus fiéis e estudam os ensinamentos do Judaísmo. Do Talmute originam-se todas as normas haláquicas (fundamentos das leis judaicas) e as orientações não haláquicas (aggaadah): ensinos éticos e interpretação de textos bíblicos. O Talmute expressa a essência da cultura e da religião judaicas, assim como o caminho espiritual que o povo judeu deve seguir.
Há dois tipos de Talmute: o da Babilônia e o de Jerusalém. O Talmud Babilônico consiste na compilação das leis, inclusive a Torah, tradições, preceitos morais, comentários, interpretações e debates registrados nas academias rabínicas da Babilônia e de Israel, por volta do século quinto, abrangendo um período de mil anos (do século V a.C. ao V d.C.), aproximadamente. O Talmud de Jerusalém foi publicado um século antes do Babilônico.” -( FEB - EADE )- 




Estudo do Livro dos Espíritos







117. Depende dos Espíritos o progredirem mais ou menos rapidamente para a perfeição? 


“Certamente. Eles a alcançam mais ou menos rápido, conforme o desejo que têm de alcançá-la e a submissão que testemunham à vontade de Deus. Uma criança dócil não se instrui mais depressa do que outra recalcitrante?”




Que a graça e a paz sejam conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário