"Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade." -( II Timóteo, 2: 16 )-
Amados irmãos, bom dia!
Muitas vezes o silêncio nos é mais importante que o desperdício de palavras. A palavra digna infunde consolação e vida. Observemos com atenção o poder delas e busquemos nos orientar pelas palavras do nosso Mestre Jesus, a fim de que sejamos bençãos na vida dos irmãos.
“Os ensinamentos religiosos do
Judaísmo estão consolidados nas obras que se seguem, consideradas sagradas.
Torah – A palavra Torah
significa a correta direção e, por extensão, “ensinamento”, “doutrina” ou
“lei”. A base da Torah é o pentateuco moisaico, existente no Velho Testamento,
e que representa a Lei escrita de Deus, cujo núcleo central é o Decálogo.
O primeiro livro é Gênesis
(Bereshit), que trata da origem do mundo e do homem;
o segundo é Êxodo (Shemot),
que narra a fuga dos judeus do cativeiro do Egito;
o terceiro é Levítico
(Vayikra), que trata das práticas sacerdotais;
o quarto é Números (Bamidbar),
que traz o recenseamento do povo judeu;
o quinto livro é Deuteronômio
(Devarim), com discursos de Moisés e o código de leis familiares, civis e
militares.
Existe também a Torah oral
(Lei oral ou Mishnah), que explica o Pentateuco moisaico. A Torah é um rolo de
pele de animal Kosher (diz-se de animais ruminantes que possuem pata fendida,
tais como: boi, cervo e ovelha/ carneiro), contendo os cinco primeiros livros
bíblicos. As cópias da Torah, existentes em todas as sinagogas do mundo, têm
exatamente o mesmo texto.
Os Profetas (Neviim): Trata-se
da mais antiga história escrita de que há registro no mundo. Esses livros
surgiram muito antes de haver algo como a história comparada ou a análise de
fontes. No entanto, o objetivo dos livros históricos do Antigo Testamento não era
propriamente registrar a história, e sim dar a ela uma interpretação religiosa.
Dois dos livros históricos
receberam nomes de mulher. Os livros de Rute e de Ester são histórias curtas e
belas, com mulheres no papel principal.
Os livros proféticos são
Isaías, Jeremias, Ezequiel e os Doze Profetas Menores, assim chamados por causa
da brevidade de suas obras: Oséas, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum,
Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Segundo seu próprio
testemunho, os profetas foram chamados para proclamar a vontade de Deus. Muitas
vezes eles usam a fórmula: “Diz o Senhor”.
Escritos poéticos – Entre
estes, há os 150 Salmos, que representam os escritos de maior significado
histórico e religioso do Velho Testamento. Surgiram, possivelmente, em 587
a.C., antes da destruição de Jerusalém. Foram elaborados para os serviços do templo
e para a comemoração das festas judaicas. Cerca de metade dos salmos é de Davi,
significando isto que muitos foram escritos por este ou para este rei.
Outro escrito poético,
reconhecidamente de notável beleza, é o Livro de Jó, que aborda o significado do
sofrimento e a justiça de Deus.
Talmud/Talmute ou “estudo”, é
a principal obra do Judaísmo rabínico, porque, segundo a tradição, Moisés não
recebeu apenas a Lei escrita de Deus (Torah), mas também a Lei falada, que
deveria ser transmitida oralmente para complementar o entendimento do que está
escrito.
Essa é a forma que os rabinos
orientam os seus fiéis e estudam os ensinamentos do Judaísmo. Do Talmute
originam-se todas as normas haláquicas (fundamentos das leis judaicas) e as
orientações não haláquicas (aggaadah): ensinos éticos e interpretação de textos
bíblicos. O Talmute expressa a essência da cultura e da religião judaicas,
assim como o caminho espiritual que o povo judeu deve seguir.
Há dois tipos de Talmute: o da
Babilônia e o de Jerusalém. O Talmud Babilônico consiste na compilação das
leis, inclusive a Torah, tradições, preceitos morais, comentários,
interpretações e debates registrados nas academias rabínicas da Babilônia e de
Israel, por volta do século quinto, abrangendo um período de mil anos (do
século V a.C. ao V d.C.), aproximadamente. O Talmud de Jerusalém foi publicado
um século antes do Babilônico.” -( FEB - EADE )-
Estudo do Livro dos Espíritos
117. Depende dos Espíritos o progredirem mais ou menos
rapidamente para a perfeição?
“Certamente. Eles a alcançam mais ou menos rápido,
conforme o desejo que têm de alcançá-la e a submissão que
testemunham à vontade de Deus. Uma criança dócil não se
instrui mais depressa do que outra recalcitrante?”
Que a graça e a paz sejam conosco!
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