"Nem como tendo domínio da herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho." -( I Pedro, 5: 3 )-
Amados irmãos, bom dia!
Assim como nosso Mestre Jesus nos disse: quem quiser ser o primeiro, que seja o primeiro a servir. Devemos nos atentar na questão seguinte, quanto mais dominarmos o conhecimento, mas, estaremos comprometidos com ele. Assim como não se acende uma lâmpada debaixo de uma cama, que nossa luz possa brilhar e iluminar a todos quantos tenhamos oportunidade, pois, somos responsáveis uns pelos outros.
“A palavra Taoísmo (ou
Daoísmo) é geralmente empregada para traduzir dois termos chineses distintos:
“Daojiao” que se refere aos “ensinamentos ou à religião do Dao” e “Daojia”, que
se refere à “escola do Dao”, uma linha de pensamento filosófico chinês.
Segundo a tradição, o Taoísmo
(Tao = caminho) teve origem nas ideias do mestre chinês Lao Tsé (ou “velho
mestre”), nascido entre 550 e 604 a.C., contemporâneo de Confúcio, outro sábio
chinês que iria desenvolver uma doutrina chamada Confucionismo. Lao Tsé pregava
a necessidade de bondade no coração humano como condição de felicidade. A
bíblia do Taoísmo é Tao te King, que prega a existência de três caminhos:
a) o Tao como caminho da
realidade íntima (refere-se ao Criador, de onde brota a vida e ao qual toda a vida
retorna);
b) o Tao como caminho do
universo, da norma, do ritmo da Natureza, enfim;
c) o Tao como caminho da vida
humana.
No contexto taoísta, “Tao”
pode ser entendido como o caminho, inserido no espaço-tempo da vida, isto é, o
local ou a ordem em que as coisas acontecem. Pode referir-se, também, ao mundo
real em que a história humana se desenvolve — daí ser, algumas vezes, nomeado
como o “grande Tao”. Neste aspecto teria, talvez, o sentido de existência
humana com as conotações morais que lhe são peculiares.
O Taoísmo é um sistema
filosófico de crenças politeístas em que se procura unir elementos místicos do
culto dos antepassados com rituais do exorcismo, alquimia e magia. Entretanto,
antes de Lao Tsé outros missionários, enviados ao Planeta por Jesus, lançaram
as bases da organização religiosa da civilização chinesa. As raças adâmicas
ainda não haviam chegado ao orbe terrestre e entre aqueles povos já se ouviam
grandes ensinamentos do plano espiritual, de sumo interesse para a direção e
solução de todos os problemas da vida. A História não vos fala de outros, antes
do grande Fo-Hi, que foi o compilador de suas ciências religiosas, nos seus
trigramas duplos, que passaram do pretérito remotíssimo aos estudos
posteriores. Fo-Hi refere-se, no seu “Y-King”, aos grandes sábios que o
antecederam no penoso caminho das aquisições de conhecimento espiritual. Seus
símbolos representam os característicos de uma ciência altamente evolutiva,
revelando ensinamentos de grande pureza e da mais avançada metafísica. Em
seguida a esse grande missionário do povo chinês, o divino Mestre envia-lhe a
palavra de Confúcio ou Kong-Fo-Tsé, cinco séculos antes da sua vinda,
preparando os caminhos do Evangelho no mundo, tal como procedera com a Grécia,
Roma e outros centros adiantados do planeta, enviando-lhes elevados Espíritos
da ciência, da religião e da filosofia [...].
Lao Tsé foi um elevado
mensageiro do Senhor para os povos da raça amarela. Suas lições estão cheias do
perfume de requintada sabedoria moral. No Kang-Ing, Lao Tsé oferece inúmeras
lições, como esta: “O Senhor dos Céus é
bom e generoso, e o homem sábio é um pouco de suas manifestações. Na estrada da
inspiração, eles caminham juntos e o sábio lhe recebe as ideias, que enchem a
vida de alegria e de bens.”
Como um dos porta-vozes de
Jesus, desenvolveu uma filosofia religiosa, avançada e superior, preparando o
caminho do Senhor que, seis séculos depois, iria trazer o seu Evangelho à Humanidade.
À medida em que o Taoísmo se espalhou pela população da China, seus
ensinamentos se misturaram a algumas crenças preexistentes, como a teoria dos
cinco elementos, a alquimia e o culto aos ancestrais. Os seus sacerdotes
trabalhavam com feitiços e poções com a finalidade de obterem maior
longevidade. Algumas ideias taoístas foram também absorvidas pelo Confucionismo
e pelo Budismo. Muitas práticas da antiga medicina tradicional chinesa foram
enraizadas no pensamento taoísta. A medicina chinesa moderna, assim como as
artes marciais chinesas, se fundamentam em conceitos taoístas, como o Tao, o
Qi, e o equilíbrio entre o yin e o yang.
O Taoísmo forma um corpo de
doutrina que tem origem nas seguintes fontes primordiais: Máximas morais e
orientações do “Imperador Amarelo” ou Huang Di. Trata-se de um dos cinco
imperadores chineses, reis lendários sábios e moralmente perfeitos, que teriam
governado a China. O Imperador Amarelo teria reinado de 2698 a.C. a 2599 a.C. É
considerado o ancestral de todos os chineses da etnia Han. Conta a tradição que
desde criança Huang Di era muito perspicaz, dotado de uma inteligência fora do
comum e capaz de estabelecer raciocínios avançados sobre os mais variados
temas. Durante o seu reinado Huang Di interessou-se especialmente pela saúde e
pela condição humana, questionando os seus médicos sobre como a medicina era
praticada.
» Livro de aforismos místicos,
o Dao De Jing (Tao Te Ching), cuja escrita é atribuída a Lao Zi (Lao Tsé). Tao
Te Ching ou Dao de Jing, comumente traduzido pelo nome de O livro do caminho e
da sua virtude, é um dos escritos chineses mais antigos e conhecidos. A
tradição diz que o livro foi escrito em cerca de 600 a.C. por um sábio que
viveu na dinastia Zhou, Lao Tsé. É um livro de provérbios relacionados ao Tao,
mas que acabou servindo de obra inspiradora para diversas religiões e
filosofias, em especial o Taoísmo e o Budismo Chan, ou chinês, e sua versão
japonesa (Zen Budismo).
» Trabalhos do maior filósofo
chinês Zhuang Zi (Chuang Tsé), literalmente denominado “Mestre Zhuang”, que
viveu no século IV a.C. Ele era da Cidade de Meng, no Estado de Song, hoje
Shângqiû. A sua filosofia influenciou o desenvolvimento do Budismo Chan (chinês)
e do Budismo Zen (japonês).
» Antigo I Ching, ou O livro
das mudanças (ou das Mutações), que é tido como uma fonte extra do Taoísmo,
assim como de práticas de divinação da China antiga. O I Ching é um texto
clássico chinês composto de várias camadas que foram superpostas ao longo dos
tempos. É um dos mais antigos e um dos únicos textos chineses que chegaram até
os nossos dias. Ching, significando “clássico,” foi o nome dado por Confúcio à
sua edição. Antes de Confúcio era chamado apenas de I, que tem origem no
ideograma e é traduzido de muitas formas. No século XX, ficou conhecido no
Ocidente como “mudança” ou “mutação”. O I Ching pode ser compreendido e
estudado como um oráculo ou como um livro de sabedoria. Na própria China é alvo
de estudos diferenciados, realizados por religiosos, eruditos e praticantes da
filosofia de vida taoísta.
O Taoísmo tem significados
diferentes no Ocidente:
a) pode ser entendido como uma
escola de pensamento filosófico chinês fundamentada nos textos do Tao Te Ching
atribuídos a Lao Tsé e nos escritos de Chuang Tsé;
b) é aceito como movimento
religioso chinês que tem sua origem nos ensinos de Zhang Daoling, no final da
dinastia Han, estruturado em seitas como a Zhengyi (ou “Ortodoxa”) e Quanzhen
(ou “realidade completa”);
c) visto como manifestação da
tradição religiosa chinesa, mas de caráter popular, em que se integram
elementos do Taoísmo, do Confucionismo e do Budismo.
O Taoísmo é de natureza
politeísta, daí as igrejas taoístas possuírem panteões de divindades, incluindo
Lao Zi, Zhang Daoling, o Imperador Amarelo, o Imperador Jade, Lei Gong (“O Deus
do Trovão”) e outros. As duas maiores igrejas taoístas da atualidade pertencem
à seita Zhengyi (evoluída de uma seita fundada por Zhang Daoling) e o Taoísmo
Quanzhen (fundado por Wang Chongyang).” -( FEB - EADE )-
Estudo do Livro dos Espíritos
110. Terceira classe. ESPÍRITOS DE SABEDORIA.
As qualidades
morais da ordem mais elevada são o que os caracteriza. Sem possuírem ilimitados conhecimentos, são dotados de
uma capacidade intelectual que lhes faculta juízo reto
sobre os homens e as coisas.
Que a graça e a paz sejam conosco!
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