“E peço isto: que a vossa caridade abunde mais e mais em ciência e em todo o conhecimento.” - Paulo - ( Filipenses, 1:9 )
Amados irmãos, bom dia!
"Caridade essencial é intensificar o bem, sob todas as formas respeitáveis, sem olvidarmos o imperativo de auto sublimação para que outros se renovem para a
vida superior, compreendendo que é indispensável conjugar, no mesmo ritmo, os
verbos dar e saber.
Bondade e conhecimento, pão e luz, amparo e iluminação, sentimento e
consciência são arcos divinos que integram os círculos perfeitos da caridade. Não só receber e dar, mas também ensinar e aprender." -( Vinha de Luz - Chico Xavier / Emmanuel )-
Texto evangélico:
E disse: Um certo homem tinha dois filhos. E o mais moço deles disse ao
pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a
fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para
uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente.
E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou
a padecer necessidades. E foi e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o
qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos. E desejava encher o
seu estômago com as bolotas [ou alfarrobas] que os porcos comiam, e ninguém
lhe dava nada. E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm
abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com
meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti. Já não sou digno de
ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus trabalhadores. E, levantando-se,
foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de
íntima compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço, e o beijou. E o filho lhe
disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu
filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho,
e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés, e trazei o bezerro cevado, e
matai-o; e comamos e alegremo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu;
tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se. E o seu filho mais
velho estava no campo; e, quando veio e chegou perto de casa, ouviu a música e
as danças. E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. E ele lhe
disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e
salvo. Mas ele se indignou e não queria entrar. E, saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca
transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me
com os meus amigos. Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou a tua fazenda
com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. E ele lhe disse: Filho, tu sempre
estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas. Mas era justo alegrarmo-nos e
regozijarmo-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu; tinha-se perdido
e foi achado. Lucas, 15:11-32
O texto destaca a figura de um pai que atende com amor e misericórdia
as diferentes necessidades evolutivas dos seus filhos, representados por dois
irmãos, um pródigo, outro egoísta.
A parábola reflete, igualmente, a utilização do livre-arbítrio, a manifestação
da lei de causa e efeito e os fundamentos do processo de evolução do Espírito.
«À simples leitura da parábola, percebemos que aquele pai é Deus. Seus dois
filhos representam os homens, nós, os pecadores de todos os matizes.»
Os dois irmãos representam a Humanidade. O Pródigo é a fiel imagem dos pecadores cujas
faltas transparecem, ressaltam logo à primeira vista. Semelhantes transviados deixam-se
arrastar ao sabor das voluptuosidades, como barcos que vogam à mercê das ondas, sem
leme e sem bússola. Sabem que são pecadores, estão cônscios das imperfeições próprias
e, comumente, ostentam para os que têm olhos de ver, de permeio com as graves falhas
de seus caracteres, apreciáveis virtudes. E assim permanecem, até que o aguilhão da dor
os desperte.
O filho mais velho, o Egoísta é a perfeita encarnação dos pecadores que se julgam isentos
de culpa, protótipos de virtudes, únicos herdeiros das bem-aventuranças eternas, pelo
fato de se haverem abstido do mal. São os orgulhosos, os exclusivistas, os sectários que se
apartam dos demais para não se contaminarem, como faziam os fariseus. A soberba não
lhes permite conceber a unidade do destino.[...] Descrêem da reabilitação dos culpados.
Só podem ver a sociedade sob seus aspectos de camadas diversas, camadas inconfundíveis.
Imaginam-se no alto, e os demais em baixo." -( FEB - EADE )-
Estudo do Livro dos Espíritos
486. Interessam-se os Espíritos pelas nossas desgraças e pela nossa prosperidade? Afligem-se os que nos querem bem com os males que padecemos durante a vida?
“Os bons Espíritos fazem todo o bem que lhes é possível e se sentem ditosos com as vossas alegrias. Afligem-se com os vossos males, quando os não suportais com resignação, porque nenhum benefício então tirais deles, assemelhando-vos, em tais casos, ao doente que rejeita a beberagem amarga que o há de curar.”
Que a graça e a paz sejam conosco!
Estudo do Livro dos Espíritos
486. Interessam-se os Espíritos pelas nossas desgraças e pela nossa prosperidade? Afligem-se os que nos querem bem com os males que padecemos durante a vida?
“Os bons Espíritos fazem todo o bem que lhes é possível e se sentem ditosos com as vossas alegrias. Afligem-se com os vossos males, quando os não suportais com resignação, porque nenhum benefício então tirais deles, assemelhando-vos, em tais casos, ao doente que rejeita a beberagem amarga que o há de curar.”
Que a graça e a paz sejam conosco!
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